27/12/2024 - As últimas sessões deste ano da Câmara Municipal de Itaú de Minas aconteceram nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro. Na ordinária, foi aprovada, por unanimidade, em segunda votação, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2024, que altera dispositivos na referida legislação e trata dos horários de posse dos eleitos, com a devida emenda incorporada.
De autoria da Mesa Diretora, o objetivo foi adequar os horários de posse dos eleitos no dia 1º de janeiro de 2025, conforme acordo prévio entre todos os vereadores e eleitos, definindo-se como horário único das 16h para a posse dos integrantes do Legislativo e, logo após, a posse do prefeito e vice-prefeito.
A justificativa da Mesa Diretora é que, em 2019, foi aprovado um horário não compatível com a Lei Orgânica, sendo um horário para às 10h da manhã e outro às 19h. Desta vez, procura-se padronizar estes horários de posses, conforme consenso entre os vereadores e eleitos. A cerimônia de posse será no Anfiteatro da Escola Municipal Jorge Oliva.
Ainda na pauta dos trabalhos do dia estava o Projeto de Lei nº 33/2024, de autoria da vereadora Juliana Mattar, que dispõe sobre a política pública de incentivo à criação do Projeto de Esporte Paralímpico nas escolas do município de Itaú de Minas. Esta matéria foi aprovada, também por unanimidade, em duas votações (sessão ordinária e extraordinária).
Conforme a vereadora Juliana, a inclusão do esporte paralímpico é justificada por diversos fatores. Além de ser uma forma de inclusão social, o esporte paralímpico é uma oportunidade para que pessoas com deficiência possam praticar atividades com orientações de profissionais capacitados. As atividades paralímpicas têm um impacto que vai muito além de promover o esporte, como também de promover a inclusão social e a mudança de percepção em relação a pessoas com deficiência.
No momento de uso da palavra, o vereador e as vereadoras que não estarão na próxima legislatura agradeceram pelo tempo que estiveram na Casa de Leis. Em 2025, não estará mais na Câmara de Itaú de Minas o vereador Roberto Gonçalves Vieira (que nas Eleições 2024 candidatou-se a vice-prefeito e não foi eleito). As vereadoras Marly Custódio e Juliana Mattar não conseguiram a reeleição. Já a vereadora Cláudia Calixto Simão Fonseca não se candidatou em 2024.
Por: Marcos Claudino
Mín. 19° Máx. 26°