30/12/2024 - O aplicativo ‘Prevenção de Desastres’, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), aponta áreas de risco de deslizamento de terra, inundação, enxurrada e outras ocorrências de desastres naturais em municípios da região, sendo em boa parte delas localizadas em trechos de rodovias estaduais e federais. A consulta foi feita na quinta-feira, 26.
O sistema, lançado em maio deste ano, traz alertas sobre áreas de risco de inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos geológicos que podem impactar a segurança da população.
O município de Capetinga tem quatro áreas de risco mapeadas pelo sistema, sendo três de “alto risco” geológico e uma de risco ‘muito alto’, localizado em um trecho da rua Joaquim Teodoro, sendo a única área com esse nível de classificação na região.
Em oito municípios da região, o risco está mapeado ao longo de percursos de rodovias estaduais e federais. Na MG-050, o aplicativo aponta possíveis riscos de deslizamentos de terra, por exemplo, nas cidades de Itaú de Minas, Passos, Pimenta e Piumhi.
Em Capitólio, o risco está mapeado na estrada que dá acesso ao Escarpas do Lago.
O aplicativo já conta com mais de 2 mil downloads, sendo que, cerca de 1.700 municípios do país já foram mapeados e têm áreas de risco indicadas no app.
Mín. 19° Máx. 23°