31/12/2024 - A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) vai ampliar o benefício da tarifa social, com a redução de até 50% no valor da tarifa da conta de água e esgoto, para famílias que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC).
Atualmente, a tarifa social é concedida para aproximadamente 630 mil famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) em todo o estado, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, e que residiam em imóvel residencial. Com a ampliação, a perspectiva é que o número de beneficiados aumente em cerca de 15 mil novas famílias.
O benefício não é válido para todos os aposentados, pois é necessário estar enquadrado nas regras do BPC e com o cadastro atualizado no CadÚnico. Para não perder o benefício, o cadastro deve ser atualizado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos municípios a cada dois anos.
Para receber o benefício da tarifa social da Copasa, o cliente deve procurar o CRAS do município para se inscrever ou atualizar o cadastro no CadÚnico, e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”. Se o cliente já recebe o BPC, ele deve separar também o seu cartão de beneficiário ou extrato de recebimento do benefício.
Em seguida, é necessário entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente e, além da “Folha Resumo” ou comprovante do BPC, apresentar o CPF, RG e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso, é só aguardar a análise da documentação no prazo informado no atendimento. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.
Mín. 19° Máx. 23°