06/02/2025 - Mais uma etapa para a instalação do UAI em Itaú de Minas foi concluída. Nesta quarta-feira, 5, a Câmara Municipal de Itaú de Minas aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 02/2025, de autoria da Mesa Diretora, composta pelo presidente, Fabiano Gomes de Lima; vice-presidente Heliel Custódio Francisco; e secretário Dyonatan Camilo Costa.
A matéria autoriza o Poder Legislativo Municipal, por intermédio da SEPLAG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão), a proceder a implantação, operação, gerenciamento e manutenção de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Itaú de Minas.
A parceria entre a Câmara e a SEPLAG não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, cabendo a cada um o custeio das despesas inerentes à execução das ações e obrigações sob sua competência. No caso da Câmara Municipal, já existem dotações orçamentárias próprias no orçamento que garantem essas despesas.
A articulação para que Itaú de Minas tenha uma unidade do UAI começou em 2023, quando a vereadora Maria Elena Faria estava como presidente da Câmara. Naquele ano, não foi possível sua implantação. Já em 2024, o UAI não poderia ser instalado, porque era ano de eleições municipais.
Nas unidades do UAI é possível acessar uma variedade de serviços, como emissão de carteira de identidade, carteira profissional, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, serviços de trânsito voltados para habilitação e veículos, dentre outros.
Antes da votação do Projeto, no momento da discussão, todos os vereadores se posicionaram favoráveis à matéria. A vereadora Maria Elena destacou a importância do assunto e os serviços disponíveis no UAI. Já o presidente Fabiano disse que este Projeto de Resolução inicial autoriza a Câmara Municipal a dar seguimento para a implantação do UAI na cidade.
Para a nossa reportagem, Fabiano disse que a intenção é inaugurar o UAI em Itaú de Minas ainda neste primeiro semestre de 2025.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 19° Máx. 32°