03/03/2025 - Em Assembleia Geral Extraordinária na noite de quinta-feira, 27, cooperados da Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores) aprovaram o início do processo de incorporação da cooperativa à Coopercitrus. A reunião ocorreu no auditório da cooperativa.
Dos 4.574 associados, 65 compareceram à assembleia, na qual o presidente do Conselho de Administração, Luiz Sérgio Marques, apresentou relato sobre situação que levou à parceria com a Coopercitrus em 2015. Ele classificou o processo como uma “travessia” que agora entra em nova fase.
Antes da votação, foi apresentada aos cooperados uma prestação de contas da atual gestão, destacando a redução de 85% do passivo ao longo dos últimos anos. Em 2015 a dívida era de aproximadamente 22 milhões de dólares — equivalentes, à época, a cerca de 110 milhões de reais. Hoje, esse valor está em torno de 2,5 milhões de dólares, o que permite à Cooparaiso ser incorporada sem comprometer o equilíbrio da Coopercitrus.
A incorporação, no entanto, ainda depende de novos passos. Estão previstas outras reuniões, e por sua vez, a Coopercitrus também deverá realizar assembleia para aprovar a incorporação. Foi criada comissão de integrantes da Cooparaiso para acompanhar o processo, que tem previsão de duração aproximada de seis meses. A comissão nomeada é composta pelo advogado Evaristo Duarte Freire, José Carlos Alves Pinto e Natália Silva dos Reis.
Mín. 19° Máx. 32°