05/03/2025 - Quem mora em Itaú de Minas e precisa atualizar ou se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único) deve aguardar até o dia 17 de março. Até lá, o sistema estará fora do ar devido a uma atualização, impossibilitando novos registros ou alterações de dados. Na cidade, o serviço é administrado pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
Atualmente, o CadÚnico é operado pela Caixa Econômica Federal, mas a gestão será transferida para a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). Durante essa transição, tanto o sistema antigo quanto o novo ficarão temporariamente indisponíveis. Porém, os serviços realizados no CRAS e demais unidades de assistência social continuam sendo realizados normalmente.
De acordo com o governo federal, a atualização tem o propósito de modernizar o sistema, ampliar a segurança contra fraudes e integrar melhor os dados dos beneficiários de programas sociais. Entre os programas que utilizam o CadÚnico estão o Bolsa Família, o Pé-de-Meia e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O novo portal vai automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social mais ágil. Com o novo formato, as integrações de dados podem ser feitas em poucos dias.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 19° Máx. 32°