05/03/2025 - Através de ofício, assinado pelo seu presidente, Antônio Rivelino Barbosa, o SEMPRE (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaú de Minas) solicitou a Prefeitura itauense para que o pagamento de todo o funcionalismo municipal seja feito no mesmo dia e horário. A Administração, por sua vez, também por meio de ofício, respondeu ao SEMPRE.
Na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o Sindicato solicitou que fossem adotadas medidas junto às secretarias municipais competentes para garantir que o depósito dos salários dos servidores públicos do município de Itaú de Minas fosse realizado na conta salário no mesmo dia e horário, evitando, assim, que os salários fossem depositados em datas diferentes ou em horários distintos, o que, segundo o SEMPRE, tem ocorrido em alguns casos, causando transtornos aos servidores.
O Sindicato ressaltou que a discrepância de dias entre os depósitos de diferentes bancos tem gerado insatisfações e transtornos financeiros para muitos servidores, comprometendo a gestão de suas finanças pessoais.
No dia seguinte, sexta-feira, 28, o prefeito Norival Lima, por meio de seu Gabinete, respondeu, também em ofício, aos questionamentos do SEMPRE.
Segundo a Prefeitura, o pagamento dos salários dos servidores municipais é realizado de forma simultânea e em um único lote, respeitando rigorosamente as normativas financeiras e administrativas. Todos os servidores possuem conta-salário no banco conveniado e recebem seus vencimentos no mesmo dia e no mesmo horário. No entanto, caso o servidor tenha optado por realizar portabilidade para outra instituição financeira, o tempo de processamento da transferência bancária é de responsabilidade exclusiva dos bancos, não havendo qualquer interferência ou ingerência por parte da Prefeitura.
O prefeito finaliza o ofício destacando que, desde o início da atual gestão, há 50 meses, todos os pagamentos têm sido realizados de maneira pontual e em uma única parcela, sempre antes do vencimento.
Repórtagem: Marcos Claudino
Mín. 19° Máx. 32°