06/03/2025 - A região do Mar de Minas, um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, viveu um Carnaval histórico em 2025. Com 100% de ocupação hoteleira e intensa movimentação em bares, restaurantes e atividades náuticas, o Lago de Furnas e seu entorno receberam, segundo as primeiras estimativas da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), cerca de 500 mil turistas. O número reforça a consolidação da região como referência no chamado Carnaval da Tranquilidade, que atrai foliões em busca de descanso, contato com a natureza e experiências autênticas.
O crescimento da demanda no Mar de Minas acompanha a diversificação do Carnaval mineiro, que vai desde a folia vibrante de Belo Horizonte e dos blocos de rua no interior até a busca por lazer mais sossegado. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, Minas Gerais se destaca pela pluralidade de opções.
Mesmo nas localidades onde não houve shows ou desfiles de blocos, o fluxo de turistas foi expressivo, reforçando a vocação do Lago de Furnas para o turismo sustentável.
Diante desse cenário positivo, os secretários de Estado de Governo, Marcelo Aro, e de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, visitaram a região para acompanhar de perto o impacto do Carnaval na economia local. Durante a agenda, foram recebidos pelo presidente da Alago e prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, e participaram de uma reunião com prefeitos da região.
Em pauta, o fortalecimento do turismo e questões essenciais para o desenvolvimento sustentável da região, com destaque para a manutenção da cota 762 do Lago de Furnas, fundamental para garantir o nível adequado da água, impulsionar o turismo náutico e preservar a economia local.
Mín. 19° Máx. 32°