11/03/2025 - A primeira etapa do mapeamento georreferenciado com drone, realizado no mês de fevereiro, em Itaú de Minas, mostrou 258 imóveis com focos do mosquito aedes aegypti. Os agentes de combate a endemias estão visitando cada um desses locais e informando seus proprietários.
Essa nova estratégia no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya parece que teve um bom resultado, já que as pessoas, ao tomarem conhecimento que seus imóveis têm focos da dengue, comprovado por imagens de drone, tomam as devidas providências para eliminar a água parada.
Valéria Silva, coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde, disse que o trabalho com o drone mapeou uma área correspondente a 32% da cidade, que seria o Centro (incluindo o CECOI), Bairro Santo Antônio e Bairro Heleno de Andrade (conhecido como Bairro Santa Teresinha), porém, algumas das quadras visualizadas abrangem também parte dos bairros Jardim Triângulo, Jardim das Paineiras e Acácias III. Caixas d’água sem tampa, quintais com material acumulado e piscinas sem tratamento foram os pontos mais encontrados.
As visitas a todos esses 258 endereços já começou e a previsão é que seja finalizada nesta terça-feira, 11. Segundo informou a Valéria, aonde os agentes não conseguirem acessar, o tratamento da água parada será feito também com o uso do drone.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 19° Máx. 32°