17/03/2025 - A Prefeitura de Itaú de Minas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, esclareceu sobre uma suposta remoção compulsória de três pessoas em situação de rua que estavam no Terminal Rodoviário do município na última terça-feira, 11.
A acusação foi feita pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, que recebeu e realizou atendimentos assistenciais ao grupo. A Prefeitura paraisense alega que o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) identificou na última quarta-feira, 12, três pessoas em situação de rua que relataram ter sido removidas de forma compulsória do município de Itaú de Minas.
Segundo informações da prefeitura, os indivíduos não desejavam deixar Itaú de Minas e não foram consultados sobre a remoção.
O prefeito Marcelo Morais se manifestou sobre o fato, informando que entrou em contato com o prefeito de Itaú de Minas, Norival Lima, e com o vice-prefeito, Matheus Vilela, para que ambos verificassem a denúncia. Ele destacou que ações estão sendo realizadas pela PM, GCM e pela Assistência Social de Paraíso para distinguir quem realmente precisa de ajuda e quem necessita de intervenção policial.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaú de Minas, no início da tarde de sexta-feira, 14, divulgou a seguinte nota:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação à matéria jornalística veiculada em 13 de Março de 2025 em diversos canais de comunicação, cumpre esclarecer o seguinte: que nenhum representante ou profissional ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaú de Minas participou da abordagem junto às pessoas em situação de rua, ocorrida no Terminal Rodoviário em nosso Município. Portanto, o relato predominante na referida matéria, não representa a realidade do nosso trabalho social, que é sério e respeitoso com aqueles que se encontram sem um lugar fixo para morar.
Em Itaú, temos um trabalho articulado com a Polícia Militar e a Secretaria de Serviços Urbanos, cada qual desempenhando seu papel. A PM nos auxilia em averiguações da situação civil/criminal, a fim de garantir a segurança de nossa população e juntamente com a Secretaria de Serviços Urbanos busca conscientizar os moradores de rua ou transeuntes sobre o dever de zelar por nossos espaços públicos, mantendo-os limpos, íntegros e organizados, os quais são, inclusive, utilizados por eles como abrigo temporário.
Quanto ao trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Proteção Social Especial (PSE) composta por psicólogo e assistente social junto à população em situação de rua, realizam acolhida, auxiliam na obtenção de documentos, fornecem alimentação, realizam o recolhimento e doação de vestimentas e kits de higiene pessoal, direcionam para atendimentos médicos, estabelecem contatos com possíveis familiares para restabelecimentos dos vínculos e contatos com equipamentos sociais da cidade de origem para aqueles que manifestarem, espontaneamente, o desejo de retornarem aos seus lares ou seguirem viagem com segurança, e para esses são fornecidas passagens. Em casos excepcionais também ofertam hospedagem provisória. A equipe da PSE conta com apoio jurídico para decisões mais assertivas em benefício da população em situação de vulnerabilidade.
Por fim, a Secretaria de Desenvolvimento Social e PSE trabalham para aqueles que desejarem receber orientações e oferta de serviços, respeitando a decisão legítima de cada ser humano.
Sendo assim, solicitamos à população de Itaú de Minas que, ao identificarem pessoas em situação de rua, expostos a riscos, favor entrar em contato com a PSE pelo telefone celular (35) 9 8467-6683 para que seja realizada a abordagem social e intervenções necessárias.
Ressaltamos nosso compromisso com o público da Assistência Social e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Juliana Mattar
Secretária de Desenvolvimento Social de Itaú de Minas”
Mín. 17° Máx. 29°