03/04/2025 - Agentes de Combate às Endemias (ACEs) dos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos foram capacitados em manejo ambiental para o controle de escorpiões nos dias 19 e 20 de março.
A capacitação, no auditório da Regional e no cemitério municipal de Passos, foi promovida por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), em atendimento aos municípios que solicitaram orientações sobre o manejo correto de escorpiões para prevenção de acidentes junto à população.
Carlos Alberto Arantes Filho, referência técnica em mobilização social, arboviroses, epizootias e zoonoses da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, foi quem conduziu o treinamento. Os Agentes de Combate às Endemias participaram de atividades teóricas e práticas de controle do animal para prevenção de acidentes com picadas de escorpião e para contribuírem para a produção de soro utilizado no tratamento de eventuais vítimas.
Segundo Carlos Alberto, o objetivo do treinamento foi de sensibilizar as equipes municipais para capturar os escorpiões, em vez de matá-los, para que esses animais vivos sejam enviados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para a produção do soro que irá tratar suas próprias vítimas, em caso de acidentes.
De acordo com registros dos municípios no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, a região de Passos registrou 1.686 notificações de acidentes com escorpiões nos anos de 2023 e 2024. Esses dados justificaram a capacitação.
Mín. 17° Máx. 29°