08/04/2025 - O 2º Pelotão de Bombeiros iniciou a Operação Alerta Verde, uma operação preventiva contra incêndios em São Sebastião do Paraíso e região.
A operação consiste na realização de vistorias preventivas em perímetro urbano, lotes vagos e áreas de preservação, com a finalidade de diminuir o pico de ocorrências de incêndio em lotes vagos, principalmente no período crítico da estiagem, nos meses de agosto e setembro, onde há maior incidência de incêndios e de conscientização da população quanto aos riscos dos incêndios.
A Operação Alerta Verde está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros em todo o estado de Minas Gerais. Em São Sebastião do Paraíso, as vistorias são realizadas principalmente em locais onde houve maior incidência de incêndios no último ano, especialmente em áreas de expansão urbana, como as regiões dos bairros Jardim Mediterranee, Nascente do Paraíso e Alto Bela Vista.
Caso sejam identificadas irregularidades, como mato alto, acúmulo de lixo e entulho, que possam propiciar risco de incêndio, serão encaminhados os boletins de ocorrência para a Vigilância Sanitária Municipal, onde os proprietários, se for o caso, serão notificados para regularizar a situação, conforme legislação municipal.
As vistorias também são realizadas nas cidades de São Tomás de Aquino, Jacuí, Pratápolis, Itamogi e Monte Santo de Minas.
Nesta primeira fase, a Operação Alerta Verde seguirá até o dia 30 de abril, com a meta de realizar no mínimo 100 vistorias.
O 2º Pelotão de Bombeiros orienta a população e proprietários de terrenos a manter os lotes vagos limpos e carpidos, sem a presença de lixo, entulho, móveis usados ou pneus velhos, ajudando assim, também ao combate de doenças como a dengue e proliferação de animais peçonhentos como cobras e insetos.
Mín. 17° Máx. 29°