09/04/2025 - Católicos da região de Ribeirão Preto (SP), interior de São Paulo, recebem esta semana a passagem de relíquias do beato Carlo Acutis, conhecido como "padroeiro da internet". Além de uma exposição de fragmentos corporais em uma paróquia, fieis realizam uma programação de orações inspiradas no jovem, que morreu com leucemia aos 15 anos em 2006 e teve dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica, que marcou a canonização dele para o fim de abril.
Nascido em 1991, Carlo Acutis ficou conhecido por demonstrar profundo interesse pela religião católica desde muito cedo, o que o levou a conseguir uma autorização especial para realizar, aos 7 anos, sua Primeira Eucaristia.
Com talento para informática, Carlo usou a internet para difundir informações sobre fé, como um site que reunia relatos históricos sobre milagres reconhecidos pela Igreja. Além disso, o jovem italiano, de família rica, era conhecido por destinar suas economias para a caridade.
Carlo morreu aos 15 anos, vítima de uma leucemia, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Após a morte, a devoção por ele aumentou mundo afora. Em 2010, durante uma missa em Campo Grande (MS), um avô desesperado pela cura do neto, que tinha uma doença no pâncreas, fez a criança tocar uma roupa de Carlo que estava em exposição. Depois disso, segundo o relato dele, o menino foi curado. O milagre foi reconhecido pelo Vaticano em 2019, e o italiano foi beatificado em 2020.
Em 2024, um segundo milagre foi atribuído a sua intercessão. Segundo o Vaticano, uma jovem da Costa Rica foi curada após ter sofrido um acidente e chegou a ficar em coma considerado irreversível por conta de um grave trauma cerebral.
Logo depois, o papa Francisco anunciou a canonização de Carlo durante o Jubileu dos Adolescentes, entre os dias 25 e 27 de abril de 2025. Após a canonização, ele poderá ser chamado de santo, o primeiro da geração "millenial".
Relíquias de Carlo Acutis: programação em Ribeirão Preto
8 de abril
18h: chegada; recepção no aeroporto leite lopes e carreata até a paróquia santa ângela;
19h30: missa na paróquia santa ângela, presidida pelo pe. fábio vieira (custódio da relíquia do beato carloacutis);
Momento de veneração à relíquia até às 22h.
9 de abril
7h: santa missa na Paróquia Santa Ângela (Rua do Professor, 890, Jardim Irajá) presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva;
10h: visita ao Colégio Auxiliadora;
14h vigília eucarística com a presença da relíquia, na Paróquia Santa Ângela;
15h: terço da misericórdia conduzido por Thiago Dutra (Exército da Rainha);
17h: vigília conduzida pela Comunidade Chalom;
18h30: terço das mães que oram pelos filhos;
19h30: santa missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo padre Fabio Vieira e bênção com a relíquia do beato Carlo Acutis;
após a missa, noite de louvor com o Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
10 de abril
8h30: encontro da relíquia com os seminaristas no Cearp;
9h30: ida a Batatais (SP) para visitar a Comunidade Divina Misericórdia (diácono Francisco);
14h: visita ao HC Criança (quarto andar - oncologia);
18h30: missa na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto e despedida.
Mín. 17° Máx. 29°