09/04/2025 - O ataque a uma agência bancária ocorrido na madrugada desta terça-feira, 8, em Guaxupé, onde os criminosos atacaram também o Quartel da Polícia Militar e uma base da Guarda Civil Municipal, levou o prefeito de Passos, Diego Oliveira, a mostrar ao governador Romeu Zema a necessidade da região Sudoeste de Minas ser uma RISP, Região Integrada de Segurança Pública.
Diego disse que isso traria mais efetivo policial para Passos e as cidades próximas. Ele lembrou que em 2018 explosões a bancos aconteceram também em Passos. Aliás, nesta semana, dia 11 de abril, completam-se sete anos desta ação criminosa.
Vale lembrar que, em 30 de novembro de 2014, duas agências bancárias foram arrombadas durante a madrugada no Centro de Itaú de Minas. Na ocasião, uma quadrilha armada invadiu o Banco do Brasil e destruiu caixas eletrônicos com explosivos. Em seguida, o grupo entrou em uma agência do Banco Bradesco e também explodiu alguns caixas.
Em 24 de fevereiro de 2019, criminosos explodiram três agências bancárias durante a madrugada em Pratápolis. Os alvos foram os três únicos bancos da cidade na época: Caixa Econômica Federal, Itaú e Sicoob.
No dia 8 de abril de 2021, criminosos explodiram uma agência bancária e trocaram tiros com a Polícia Militar em Jacuí.
Na cidade de Ibiraci, o fato ocorreu já duas vezes. No dia 30 de dezembro de 2014 e em 19 de maio de 2017.
Atualmente, Minas Gerais possui 19 Regiões Integradas de Segurança Pública. As RISP's são compostas pelo Comando Regional da Polícia Militar, Departamento de Polícia Civil, Unidade do Corpo de Bombeiros Militar e Diretoria Regional do Departamento Penitenciário.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 17° Máx. 29°