14/04/2025 - A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a AMEG (Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), promoveu na quinta-feira, 10, o evento Conexão Minas-Saúde Regional, reunindo prefeitos e secretários de saúde dos 27 municípios vinculados à SRS/Passos. O encontro foi realizado no auditório da sede da AMEG, com o objetivo de debater os desafios da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios.
A palestra de abertura foi conduzida pelo presidente da AMEG e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou os entraves enfrentados pelas gestões municipais diante da complexidade do sistema de saúde.
Em sua fala, Marcelo reforçou ainda que a resolutividade da saúde muitas vezes escapa da alçada dos prefeitos, embora recaia sobre eles a maior cobrança.
A superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, também ressaltou a importância do evento como espaço de diálogo e fortalecimento da gestão.
Kátia destacou ainda o trabalho do prefeito de São Sebastião do Paraíso na busca por melhorias na saúde pública. Segundo ela, uma das grandes entregas de saúde que a Regional teve é o Centro de Tratamento de Queimados, inaugurado na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, que é polo de micro.
A superintendente também mencionou a Santa Casa de Misericórdia de Passos, que está em processo de credenciamento junto ao SUS para a realização de implantes de marca-passo CDI.
Além dos secretários de saúde de todos os municípios integrantes da SRS/Passos, estiveram presentes no encontro os prefeitos Reginaldo de Mendonça (Capetinga), Cristiano Geraldo da Silva (Capitólio e presidente da ALAGO), Danilo Oliveira Campos (Córrego Fundo), Maria da Conceição dos Reis Pereira (Jacuí), Eder Aparecido de Paula Garcia (São João Batista do Glória) e Marcelo Rodrigues da Silva (São José da Barra).
Mín. 17° Máx. 29°