14/04/2025 - Neste domingo, 13, a Semana Santa começou com o Domingo de Ramos. Em Itaú de Minas, foram quatro momentos com a Bênção dos Ramos, antecedendo as quatro celebrações da Santa Missa. Às 7h30 na Praça Nossa Senhora das Graças e depois procissão até a Igreja Matriz de Santa Teresinha; às 10h na Capela Nossa Senhora Aparecida; às 17h na Capela Sagrada Família; e às 19h na Igreja Matriz
Padre José Neres Lara disse que o Domingo de Ramos recorda a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém e que ele possa também entrar triunfante em nossa vida e em nossa família.
Segundo ele, a Semana Santa nos mostra que, para entrar na “Jerusalém celeste” é necessário passar pela “Jerusalém terrestre”, ou seja, não tem como celebrar Domingo de Páscoa sem antes passar pela Sexta-feira Santa. Ressuscitar é sermos uma pessoa nova a cada dia, onde quer que estejamos, tratando as pessoas com amor, respeito e carinho.
Neste ano, além da programação tradicional da Semana Santa, haverá a colocação de uma cruz de madeira num ponto alto do município. Na Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, os fiéis sairão em procissão, às 5h da manhã, do Centro de Pastoral, levando a cruz até ao sítio do Alemão (antiga propriedade do Domingos Dentista), onde a cruz será erguida. Essa cruz é de madeira roxinho, medindo 8 metros de altura, com 3 metros da travessa (braço) e pesa 280 quilos. Na sua colocação, um metro e meio ficará dentro do chão.
Quanto ao Tríduo Pascal, Padre José Neres disse que é a maior celebração do ano, começando na Quinta-Feira Santa, com a instituição da Eucaristia, na Missa do Lava Pés; na sexta-feira a Paixão e Morte; no Sábado Santo a Renovação das promessas do Batismo; e no Domingo de Páscoa a ressurreição de Jesus.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 17° Máx. 29°