12/05/2025 - Auditores-fiscais do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho em Poços de Caldas flagraram 32 adolescentes trabalhando em atividades proibidas para quem tem menos de 18 anos. O flagrante aconteceu na primeira fase de inspeções, entre os dias 7 e 11 de abril, em indústrias de calçados nas cidades de Cássia, Ibiraci, Capetinga e Claraval.
Ao todo, 54 pessoas, incluindo parte dos menores de idade, estavam sem registro em carteira de trabalho. Onze trabalhadores recebiam parcelas de seguro-desemprego irregularmente, informou o Ministério do Trabalho e Emprego.
Em sete estabelecimentos inspecionados nos quatro municípios, foram encontradas diversas irregularidades no cumprimento da legislação trabalhista e de segurança e saúde do trabalho.
Com isso, foram interditadas 591 máquinas, todas em situação de risco grave e iminente, em decorrência da falta de proteções obrigatórias para impedir lesões graves nos trabalhadores.
Vinte e oito adolescentes tiveram seus contratos de trabalho rescindidos, com o pagamento de todas as verbas rescisórias. Os demais foram remanejados para outras atividades permitidas.
As fiscalizações ainda estão em curso, na fase de análise de documentos e lavratura de autos de infração, sobre os quais as empresas ainda poderão apresentar defesa administrativa.
Mín. 11° Máx. 27°