Quarta, 14 de Abril de 2021
35 98432-3313
Região Fortaleza de Minas

Fortaleza de Minas 58 anos

Parabéns Fortaleza de Minas pelos seus 58 anos. Que as bênçãos de Deus recaiam sobre a nossa cidade, que é o nosso lar.

01/03/2021 22h12
95
Por: jbbarbosa Fonte: Folha da Manhã
Fortaleza de Minas
Fortaleza de Minas
Também sem qualquer tipo de comemoração festiva nesta segunda-feira, 1°, o prefeito de Fortaleza de Minas, Adenilson Queiroz, contou que reviu o decreto no qual cortou todos os feriados em 2021, e concedeu feriado no município, que faz parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg).
 
Sobre os grandes desafios, Queiroz também apontou a falta de emprego. “Nós perdemos muitos postos de emprego com o fechamento da Mineração. Eram mais de 750 empregados. Atualmente, a prefeitura que chegou a ter 400 servidores, está com 250. A nossa esperança é conseguir efetivar todos os contatos que estamos tendo ao longo dos últimos anos na busca por empresas que se instalem em Fortaleza. Temos três grandes empreendimentos que estão em fase final de conversação e devem gerar mais de 100 vagas. Uma empresa de móveis, outra de colchões e uma ligada à mineração”, disse.
 
Outra questão levantada pelo gestor é com relação à solução para um loteamento com 320 lotes na entrada da cidade. “Esta é uma luta que queremos solucionar. Foi uma demanda que começou em administrações anteriores e até o momento não conseguimos fazer contratos para a execução de obras. Existe neste processo um problema com a Copasa, que já estamos resolvendo junto ao Ministério Público. Muitos moradores, cerca de 180 já estão com suas escrituras em dia. Já se vão mais de 9 anos e queremos resolver isso o mais rápido possível. Estamos em negociação com uma empresa que pode fazer as residências”, assegurou,
 
Sobre um presente que a administração de Fortaleza de Minas pode dar neste ano para a população, de acordo com Adenilson Queiroz, seguramente é o fato de em um ano de pandemia, a cidade não ter registrado nenhuma morte. “Eu atribuo esta situação ao fato de termos uma população muito consciente. Eu só peço a todos, diariamente, por meio dos veículos de comunicação que temos (rádio e uma moto de som), que todos contribuam. Farei de tudo, na medida em que as pessoas ajudarem. Distribuímos máscaras para todo mundo, não fizemos fechamento do comércio, mas pedimos que respeitem os protocolos. Fechamos as entradas daj cidade quando entendemos necessário e tudo isso possibilitou nenhuma morte e poucos casos de covid, sendo 63 casos desde o início da pandemia”, afirmou.
 
O prefeito disse também entender que um excelente presente é o fato de ter iniciado este segundo mandato com o caixa da prefeitura em dia e sem nenhum processo. “Fechamos 2020 com R$1,7 milhão em caixa, lembrando que vivemos de poucos recursos que são de arrecadação e alguns repasses do governo, mas que são verbas direcionadas”, disse.
 
Já Fortaleza de Minas tem sua história iniciada em meados do século 17. A origem se deu ao desbravamento da região por bandeirantes mineiros e paulistas à procura de ouro, época em que os negros fugitivos do cativeiro nas lavras e fazendas de café agrupavam-se em quilombos, para conseguir sobreviver e resistir, armados, às expedições de captura dos capitães-do-mato.
 
Conta a tradição oral que Fortaleza de Minas está exatamente onde existia um quilombo. Nele morreu um preto velho, que a crendice popular atribuía dons milagreiros sendo enterrado junto a um monte de areia com a afluência de romeiros à sepultura do preto velho, e a cruz foi substituída por uma capela e ali surgiu o povoado de Santa Cruz das Areias. Deu-se início na Comuna em 1881 por Manuel Ferreira Queiroz, conhecido por Neca Lúcio. Ele doou uma parte do patrimônio e comprou outra com donativos que pedia pelas cidades vizinhas. Também doaram o patrimônio os senhores: Antonio Cardoso de Brito e Ferreira Muniz.
 
O povoado iniciou na estrada da sede da fazenda, hoje denominada Rua Santa Cruz, onde foi construída a primeira casa a qual pertencia a João de Melo. Muitos anos se passaram e em 04 de abril de 1891 o arraial foi elevado a distrito, anexado ao município de Jacuí. Em 1903 recebeu o nome de Freguesia de Santa Cruz das Areias, devido no lugar existir uma cruz. Em 04 de abril de 1904 deu início na construção da Igreja Matriz, onde a padroeira era Nossa Senhora do Rosário.
 
Em 1908 Santa Cruz das Areias possuía de 15 a 20 casas nas respectivas ruas em que hoje chamam-se: Santa Cruz, 1º de Março, Tiradentes e Liberdade. Um dos primeiros melhoramentos que Santa Cruz das Areias teve foi uma escola que, não existindo documentos comprovando a data de sua instalação, após 1906 foi conhecida como Escola Pública de Instrução Distrital Mista, localizado onde funciona o prédio da Telemig, na época concedido pelo Vigário de Jacuí, que foi usado até 1933.
 
Santa Cruz das Areias possuía apenas uma fase política e administrativa até sua emancipação com o nome de Fortaleza de Minas. No dia 01/03/1963 tomou posse como interventor João Queiroz e, por isso, comemora-se o dia da cidade no dia 1º de março, dia da instalação do município. O nome dado ao novo município tem origem na Serra da Fortaleza, próxima à cidade, tendo sido acrescentado 'de Minas' para diferenciá-la da capital do Ceará.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fortaleza de Minas - MG

Fortaleza de Minas - Minas Gerais

Sobre o município
Itaú de Minas - MG
Atualizado às 10h58 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

28° Sensação
16.2 km/h Vento
58.9% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias