28/05/2025 - O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), afirmou que o governo do Estado está tomando “todas as providências” para a contenção da gripe aviária, após o primeiro caso ser confirmado em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte, na segunda-feira, 26.
Ele reforçou que apesar do decreto de situação emergência sanitária, publicado nesta terça-feira, 27, no Diário Oficial, não há nenhum risco no consumo de carne de aves ou ovos.
O caso, confirmado pelo governo, também foi identificado pelo mapa de indicadores do Ministério da Agricultura. O governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do IMA, destaca que o caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi identificado em “aves ornamentais” na Grande BH.
Embora tenha afirmado que as medidas necessárias estão sendo tomadas, o vice-governador pediu para as pessoas terem cautela. “Ao encontrar uma ave morta, não toque. Chame a vigilância sanitária para que ela possa fazer o recolhimento e para que os exames possam ser processados”, alertou.
Mín. 11° Máx. 27°