28/05/2025 - Aposentados e pensionistas do INSS podem procurar a agência dos Correios em Itaú de Minas para verificar se tiveram algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios. Isso também vale para as 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil.
O atendimento presencial, a partir desta sexta-feira, 30, é voltado principalmente para quem tem dificuldade de usar a internet. Já quem consegue acessar o digital pode consultar a situação sem sair de casa, pelo aplicativo Meu INSS, pelo site do INSS ou pela Central 135.
Nas agências dos Correios, os segurados poderão: Consultar se houve desconto não autorizado; contestar descontos indevidos; confirmar a autorização de algum desconto; consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis); analisar documentos apresentados pela associação; imprimir o protocolo com orientações.
Segundo o Governo, todo o atendimento será gratuito, feito por equipes treinadas. O atendimento será realizado em um sistema seguro, separado da base de dados do INSS, garantindo a privacidade das informações.
Para ser atendido, basta apresentar um documento de identificação oficial. Não é necessário levar extrato bancário, contracheque ou comprovante de inscrição.
Se o beneficiário não puder ir até uma agência dos Correios, um representante legal pode fazer a consulta, com uma procuração autenticada. Nesse caso, não será possível alterar dados, apenas consultar.
O atendimento nas agências dos Correios será contínuo, sem data limite para pedir ressarcimento. O INSS orienta: não é preciso correr para ser atendido logo no início.
Até agora, mais de 2,1 milhões de pessoas já solicitaram ressarcimento pelos canais digitais.
Atenção: cuidado com golpes: O INSS reforça que ninguém está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!
Mín. 11° Máx. 27°