30/05/2025 - Aproximadamente 3,6 toneladas de fios de telecomunicação irregulares foram retiradas dos postes, por funcionários da Cemig, nos três primeiros meses deste ano, em 28 cidades do Estado. A informação é da própria Cemig.
A gerente de Eficiência Energética da Cemig, Amanda Mascarenhas, afirma que no primeiro trimestre deste ano, os técnicos vistoriaram mais de 12 mil postes e retiraram a fiação de 19 empresas que atuavam de forma clandestina no sistema de distribuição da companhia.
A Cemig afirma que tem reforçado a notificação das empresas irregulares e trabalhado em conjunto com os municípios para ações educativas sobre os riscos e a necessidade de regularização.
O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado por resoluções da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que determinam que as empresas que usam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais.
Nem todos os fios e cabos presentes nos postes são de responsabilidade direta da Cemig. Os cabos da rede elétrica ficam na parte superior dos postes, já os cabos de telecomunicações devem ocupar a parte baixa, mas com altura segura em relação ao solo.
Mín. 11° Máx. 27°