30/05/2025 - Teve início a obra de construção da nova sede do Programa Saúde da Família “Lino Bosch”, conhecido como PSF 4, em Itaú de Minas. O município foi contemplado com essa Unidade Básica de Saúde através do PAC Seleções, do Governo Federal. O novo prédio está sendo construído no terreno ao lado dos vestiários do Estádio Municipal Jorge Oliva.
Conforme nos informou Wallison Parreira, Chefe de Gabinete da Prefeitura itauense, a estimativa inicial do projeto e o valor do convênio é de cerca de R$ 2 milhões. Porém, na fase de lances da licitação, a empresa vencedora chegou ao valor de R$ 1.658.958,71. Se não houver nenhum aditivo, o município terá que devolver a diferença para o Governo Federal.
O Chefe de Gabinete disse ainda que a obra do PSF 4 é executada através de recursos de convênio com o Governo Federal. Já o PSF 3, no Bairro Sagrada Família, que também está em obras, é com recursos de convênio com o Governo Estadual.
Serão mais de 500 metros de área construída para o PSF 4. A empresa responsável pela execução é a Efata Construções Ltda. A previsão de entrega da obra é de um ano e meio, o que será, provavelmente, em outubro de 2026.
Atualmente, mais de três mil pessoas, moradoras do Centro da Cidade, são atendidas pelo PSF 4. Quando finalizada a obra, elas continuarão nessa unidade. Porém, quando o novo local estiver em funcionamento, a coordenação da Atenção Primária já adiantou que haverá uma re-divisão dos usuários, não só por conta da construção do PSF, mas também porque há um limite que cada unidade pode atender.
Segundo Wallison, o motivo principal da Prefeitura ter escolhido o local atrás do Estádio Jorge Oliva para a construção do PSF 4 é o tamanho da obra. O município até possui um terreno na Rua João Kirchiner, em frente ao Laboratório Municipal, mas que não comportava o projeto. O único terreno da Prefeitura, próximo ao Centro, seria esse perto do Estádio. Com isso, não foi necessário gastar recursos para a compra de outra área.
Outro motivo é que, com uma nova divisão de área, o PSF 4 poderá atender moradores de bairros próximos, como Acácias e Alvorada, por exemplo. Mas isso ainda será definido posteriormente.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 11° Máx. 27°