04/06/2025 - O Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), aprovou, por unanimidade, a licença de operação da nova unidade da cervejaria Heineken, em Passos. O investimento no empreendimento já ultrapassa R$ 2 bilhões.
O colegiado também deu o aval para a operação da estação de tratamento de esgoto sanitário e da estação de tratamento de água para abastecimento da unidade.
A licença de operação é uma autorização ambiental que permite a operação do empreendimento, após a verificação do cumprimento das condicionantes estabelecidas nas licenças anteriores (licença prévia e licença de instalação). Em resumo, é a etapa final do processo de licenciamento ambiental que autoriza a unidade a operar, garantindo que as medidas de controle ambiental estejam sendo implementadas.
Essa será a 15ª cervejaria da Heineken no Brasil, e foi idealizada para ser a mais sustentável da empresa até então. A nova planta está entre os maiores investimentos privados já atraídos para a região.
O início do processo de industrialização está previsto para as próximas semanas e a inauguração deve ocorrer até o fim de 2025, quando as obras completarão dois anos. A nova unidade tem previsão de gerar 350 empregos diretos e 11 mil oportunidades indiretas onde serão produzidas as marcas puro malte Heineken e Amstel.
Mín. 11° Máx. 27°