04/06/2025 - A Semana do Meio Ambiente, em Itaú de Minas, é marcada por várias ações, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do secretário, Paulo Eduardo Barbosa, e pela fiscal de Meio Ambiente, Kamila Andrade, em especial na ministração de palestras nas escolas. Há ainda um concurso para criação de paródias, redação, frases, cartazes e de um mascote para a coleta seletiva
Nesta semana, já houve palestra, na segunda-feira, 2, na Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli. Na terça-feira, 3, os alunos da Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli foram até uma nascente, na zona rural, recuperada a partir do ano 2012, numa ação também com os alunos da época. Há 13 anos, essa área foi cercada, para evitar o acesso de animais pesados, e houve o plantio de árvores. Agora, o local tem água abundante.
Nesta quarta-feira, 4, de manhã, os alunos da Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti assistem à palestra “Coleta seletiva”. À tarde, os alunos da Escola Monsenhor apresentam seus trabalhos desenvolvidos para esta Semana do Meio Ambiente.
Vale destacar que o Dia Mundial do Meio Ambiente é dia 5 de junho, mas em Itaú de Minas as comemorações terminam um dia antes, porque envolvem os alunos, e nesta quinta, 5, e sexta-feira, 6, não haverá aula nas escolas municipais, em razão da realização do Simpósio Municipal de Educação.
Paulo Eduardo destaca que as ações desta semana servem para conscientizar os alunos sobre o meio ambiente, em especial quanto à coleta seletiva do lixo.
O secretário de Meio Ambiente disse ainda que a data que será definida para a premiação do concurso de paródias e redação será o início de uma nova fase da coleta seletiva, para que o município volte a ser modelo na gestão de resíduos sólidos, ação que depende do poder público e da população.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 11° Máx. 27°