05/06/2025 - O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, determinou, nesta quarta-feira, 4, a abertura de uma auditoria municipal para apurar possíveis condutas fraudulentas na emissão e apresentação de atestados médicos. A medida visa investigar tanto a atuação de servidores quanto de profissionais que estariam emitindo atestados de forma aleatória, sem critérios técnicos ou respaldo adequado.
Segundo o prefeito, a decisão foi motivada após notificações de diversas empresas privadas, que relataram condutas suspeitas envolvendo três profissionais da saúde emitindo atestados para funcionários de diferentes empresas, sem justificativas plausíveis. Além disso, também foi constatada a apresentação de atestados no setor público sem registro correspondente nos prontuários médicos, apurados inicialmente pelo gabinete do prefeito.
Na noite de terça-feira, 3, o prefeito reuniu os médicos da UPA para, além de esclarecer o fluxo atual e informar sobre a auditoria que será realizada, requerer algumas mudanças no contexto de andamento na Unidade de Pronto Atendimento.
Marcelo Morais também destacou a crescente procura por unidades de saúde e pela UPA, motivada exclusivamente pela busca por atestados. Ele ainda questionou a coerência de servidores que se afastam do trabalho por motivo de saúde, mas continuam exercendo atividades particulares normalmente.
Por fim, Marcelo foi enfático ao dizer que, na reunião com os médicos, deixou claro que não haverá qualquer tipo de favorecimento pessoal, mesmo em casos envolvendo amizades. Destacou ainda que a Administração será firme e tomará as medidas cabíveis caso seja apontada qualquer irregularidade.
Mín. 11° Máx. 27°