06/06/2025 - Na manhã desta quinta-feira, 5, justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma capivara foi encontrada no jardim de uma residência localizada na Rua Rio de Janeiro, área central de Itaú de Minas. A ocorrência mobilizou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob coordenação do secretário Paulo Eduardo Barbosa, que relatou os detalhes da operação de resgate.
Assim que foi acionado, ele se dirigiu até o local e confirmou presença do animal silvestre na área residencial. O Corpo de Bombeiros de Passos foi contatado, mas informou que naquele momento atendia a uma ocorrência no município de Carmo do Rio Claro e que, assim que possível, se deslocaria até Itaú de Minas. No entanto, a situação na outra cidade se estendeu, impossibilitando o atendimento da ocorrência em Itaú.
Diante disso, o secretário do Meio Ambiente entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental, também com sede em Passos, que informou não dispor dos equipamentos adequados para a captura da capivara.
Sem o apoio desses órgãos, já no início da tarde, foi então acionada a equipe da Clinivet, clínica veterinária de propriedade de Roberto Gonçalves de Oliveira, conhecido como “Roberto dos cachorros”, que prontamente compareceu ao local. Com o trabalho do médico veterinário Alexsander Lemos e de pessoas que lá estavam, foi possível realizar a sedação e a captura segura do animal.
A capivara foi encaminhada à clínica veterinária para avaliação e cuidados. De acordo com o laudo emitido pelo veterinário responsável, o animal apresentava boas condições de saúde, com apenas algumas escoriações antigas. A Polícia Ambiental, representada pelo Soldado Assis, orientou que, com o laudo veterinário atestando a saúde do animal, seria possível proceder com a soltura sem necessidade de presença da guarnição.
A capivara permanece em observação por 24 horas, em quarentena, e deverá ser devolvida ao seu habitat natural assim que liberada pela equipe veterinária.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 11° Máx. 27°