09/06/2025 - O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado, realizou em Franca, no dia 31 de maio, a operação Olhos de Lince, que tem como objetivo combater fraudes e irregularidades em bombas medidoras de combustíveis.
Quatro postos de combustível foram averiguados na cidade de Franca, tendo sido checadas 98 bombas medidoras, das quais 86 foram aprovadas e 12 reprovadas. Das reprovadas, sete bombas não apresentaram prejuízos significativos ao consumidor, mas cinco foram detectadas com erros superiores aos tolerados, entregando menos 1,380 litro (-6,9%) e 1,227 litros (-6,1%) a cada 20 litros abastecidos.
O maior número de bombas reprovadas foi registrado em um posto localizado na Avenida Chico Júlio, com seis bombas reprovadas e interditadas. Duas delas apresentaram erros superiores ao tolerado; as outras quatro não tiveram as motivações indicadas. As placas eletrônicas e pulsers foram apreendidos e encaminhados para o laboratório do Ipem-SP, onde passarão por perícia técnica.
O processo pós-identificação de bombas adulteradas consiste em investigação para entender se realmente existe uma fraude por parte dos administradores do posto de combustível.
Mín. 11° Máx. 27°