10/06/2025 - O Terno dos Jerônimos de Passos, grupo que preserva as tradições, costumes e saberes dos ancestrais africanos, foi reconhecido como Comunidade Remanescente de Quilombo por meio da Fundação Palmares, em maio deste ano.
Segundo a legislação brasileira, um quilombo é uma comunidade étnico-racial com trajetória histórica própria, que se autodefine a partir de relações específicas com o território, o parentesco e a ancestralidade, além de práticas culturais próprias. Essas comunidades são reconhecidas como remanescentes de quilombos, ou seja, descendentes de africanos escravizados que se refugiavam e formavam comunidades de resistência.
De acordo com Carolina do Carmo, membro da comunidade, o processo para o reconhecimento iniciou em 2022 e foi uma trajetória longa, marcada por muitos desafios e reflexões, remetendo ao passado e fazendo enxergar o quanto ainda a comunidade está 100% ligada à sua ancestralidade.
Com o reconhecimento oficial, a luta ainda continua. Agora a busca é por melhorias para a comunidade, desde infraestrutura até projetos de educação antirracista.
Mín. 11° Máx. 27°