12/06/2025 - Representantes do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) estiveram na sede da AMEG (Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), entre os dias 26 e 28 de maio, para acompanhar presencialmente os procedimentos adotados pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) da associação. O objetivo da visita técnica foi verificar se o consórcio está apto a aderir ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Para o presidente da AMEG e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, “a visita técnica dos representantes do MAPA é mais um passo que a AMEG dá no processo de equivalência do SIM ao SISBI. Conquistar esta equivalência será um divisor de águas para o pequeno e médio empreendedor dos municípios que integram o consórcio. Por isso é fundamental que os municípios manifestem interesse em aderir ao SIM da AMEG.
O SISBI-POA faz parte do SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) e estabelece padrões e critérios de inspeção em nível nacional. Uma vez conquistado o selo SISBI, os produtos inspecionados poderão ser comercializados em todo o território brasileiro, agregando valor à produção e ampliando mercados para os estabelecimentos da região.
Conforme informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a AMEG tem até o final de junho para manifestar formalmente o interesse em integrar o SISBI. A partir dessa manifestação, o consórcio terá até o final de setembro para se adequar completamente às exigências legais e operacionais do Ministério da Agricultura.
Mín. 13° Máx. 25°