26/06/2025 - A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, deflagrou nesta quinta (26), operação para desarticular duas organizações criminosas interligadas voltadas para a prática de crimes hediondos e equiparados, com forte atuação nos municípios de Alfenas e Poços de Caldas, bem como em diversas cidades das regiões Sul de Minas Gerais e Noroeste de São Paulo.
São 18 mandados de prisão temporária, 16 de prisão preventiva, além de 80 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Alfenas. Como alguns investigados são suspeitos de crimes patrimoniais contra instituições financeiras, houve ainda a coleta de DNA de 4 indivíduos para lançamento na Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG) do Ministério da Justiça.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas cidades do Sul de Minas Gerais e interior do estado de São Paulo.
Com duração de um ano, a investigação, que também contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal, revelou um esquema criminoso altamente estruturado, responsável por crimes como tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, extorsão, receptação, roubo a bancos, furto qualificado e adulteração de veículos.
As apurações indicaram que as organizações movimentaram pelo menos R$ 50 milhões em ativos ilícitos, os quais eram dissimulados especialmente por meio de transações de compra e venda de automóveis usados.
Mín. 13° Máx. 25°