27/06/2025 - Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (26) pela Câmara Municipal de Passos, através da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Turismo e Lazer, rechaçou a proposta de federalização da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). Vereadores e a comunidade acadêmica da unidade de Passos uniram forças contra o projeto do governo do Estado que tramita na Assembleia Legislativa.
O debate teve participação de grande número de pessoas. A Câmara Municipal de Passos entregou uma moção de apoio assinada por todos os vereadores. A deputada Bella Gonçalves (Psol) definiu o projeto como mais um ataque contra a Universidade. O prefeito Diego Oliveira esteve presente manifestando apoio ao movimento.
O vereador André Albino, que preside a Comissão de Educação, abriu os trabalhos fazendo a defesa veemente da universidade pública. O vereador Michael Silveira disse que como ex-professor da unidade de Passos conhece bem a instituição e no final, ao ler a moção do Legislativo Passense, destacou que a UEMG é um patrimônio do povo mineiro.
O presidente da Câmara, Plínio Andrade, ao lembrar que o projeto que tramita na Assembléia Legislativa traz preocupação, reforçou o compromisso da Câmara, defendendo que a Universidade precisa ser valorizada.
A deputada Bella Gonçalves elogiou o movimento de mobilização da Câmara Municipal, criticando o governador Romeu Zema, que segundo ela não conhece a UEMG.
O diretor da unidade Passos, Hipólito Paulino, apresentou um painel enumerando as consequências numa eventual aprovação do projeto. O vice-diretor, Vinicius Ávila, enumerou o fomento que a UEMG proporciona, além do ensino, pesquisa e extensão, lembrando que só em Passos são mais de 500 funcionários, entre professores, servidores, contratados e terceirizados.
Mín. 13° Máx. 25°