01/07/2025 - Na semana passada, segunda-feira (23), aconteceu uma reunião na Câmara Municipal de Itaú de Minas cujo assunto foi a área da saúde. O encontro foi entre os vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Pronto Socorro e Santa Casa de Misericórdia de Passos.
Conforme nossa reportagem apurou, junto à secretária municipal de Saúde, Emilaine Pereira Custódio, a reunião foi referente ao direcionamento de pacientes para internação na Santa Casa de Passos. O diretor clínico do Pronto Socorro, Dr. Sílvio, e a chefe do Setor de Saúde, Karina Rosa apresentaram os desafios do município em relação a manter pacientes no Pronto Atendimento, aguardando internações, principalmente em situações graves.
Foram esclarecidas pelos presentes questões técnicas sobre prioridades e fluxo de SUS Fácil (Sistema Regulador de Internações), assim como as medidas cabíveis ao município para apoiar a Santa Casa e agilizar o processo.
O superintendente geral da Santa Casa, Daniel Porto Soares, e as representantes de setores, Mirian Aparecida e Adriana Cristina, falaram das dificuldades referentes à alta demanda, considerando que a Santa Casa é referência na região, além das dificuldades financeiras.
De acordo com dados de 2024, a SCMP é o 12º hospital com maior frequência de atendimentos SUS em Minas Gerais. Com 340 leitos, dos quais 73% são destinados ao SUS, a Santa Casa opera com mais de 2 mil colaboradores, 300 médicos e 40 especialidades. A abrangência da SCMP inclui nove municípios na microrregião de Passos, além de outras 51 cidades da macrorregião, somando mais de meio milhão de pessoas.
A instituição filantrópica é certificada pelo CEBAS, o que garante isenção de contribuições sociais e contribui para sua sustentabilidade financeira. Ainda assim, enfrenta desafios como déficit assistencial acumulado no SUS – que, em 2024, superou os R$ 99 milhões – e custos elevados com a estrutura de plantão, que ultrapassam R$ 28 milhões anuais.
Daniel Porto solicitou o apoio do município de Itaú de Minas em campanhas, como por exemplo, referente ao Hospital Regional do Câncer (HRC) e convidou os presentes para realizar uma visita à Cidade da Saúde e do Saber e conhecer as propostas, estendendo o convite à população.
Outra informação importante, segundo Emilaine, é que nesta segunda-feira (30) estava agendada uma reunião entre a Santa Casa de Passos e o Hospital Itaú (Fundação Itaú de Assistência Social) para alinhamento e possibilidades de apoio à Fundação e direcionamento de internações.
Reportagem: Marcos Claudino
Mín. 13° Máx. 25°