03/07/2025 - A AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) participou nesta quarta-feira (2), de reunião promovida pela AMM (Associação Mineira de Municípios), em Belo Horizonte. O encontro reuniu representantes de 30 associações regionais e a AMEG foi representada pelo seu presidente e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo de Morais, que teve participação ativa nos debates e apresentou reivindicações urgentes para a região Sudoeste de Minas, pedindo interferência da AMM nas pautas levantadas durante o encontro.
Entre as pautas sugeridas, Morais citou a necessidade de cronograma das compensações previdenciárias por parte do INSS; recursos da saúde para custeio e investimentos; utilização dos recursos dos 25% da Educação para outras situações não contempladas por este percentual; a possiblidade de fechamento do Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira e uma 4ᵃ parcela de FPM extra para o mês de março aos municípios. Segundo destacou Morais, estas são pautas que melhorariam o trabalho de prefeitos em todo o estado.
Já o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo, que também preside a ALAGO (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), destacou a situação crítica das rodovias estaduais que cortam a região turística de Capitólio e seu entorno. Ele alertou que, além de fundamentais para a mobilidade dos moradores, essas vias são acessos estratégicos ao turismo, atividade que sustenta boa parte da economia local.
Cristiano também mencionou a mobilização liderada pela AMEG, que já discute a possibilidade de romper convênios com o Governo de Minas, caso o Estado continue negligenciando as demandas da região, especialmente no que diz respeito às rodovias que conectam importantes municípios mineiros e regiões econômicas.
Mín. 13° Máx. 25°