Terça, 24 de Maio de 2022
18°

Tempo aberto

Itaú de Minas - MG

Cultura Monte das Oliveiras

Alpinópolis vai entrar com pedido de tombamento do Monte das Oliveiras

Segundo maior cenário bíblico do Brasil vai ser regulamentando pelo Condephaat, junto com outros patrimônios da cidade

26/04/2022 às 12h20
Por: Marcos Claudino Fonte: Estado de Minas
Compartilhe:
Monte das Oliveiras em Alpinópolis
Monte das Oliveiras em Alpinópolis

26/04 - Alpinópolis se prepara para solicitar o tombamento, junto ao Condephaat (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico) do município e também do estado de Minas Gerais, vários bens culturais, dentre eles o Monte das Oliveiras. Nesta segunda-feira (25/04), foi realizada uma reunião a respeito do assunto.

 

Apesar de ter muitas riquezas culturais, Alpinópolis tem tombados apenas o Coreto, a imagem de São Sebastião e a Festa de Reinado. O Monte das Oliveiras está fora desse tombamento, assim como uma gruta, os ternos de Congado, ternos de Moçambique, de Folia de Reis e o terno de Reza para as Almas.

 

A documentação passa por um procedimento técnico e um dossiê. Esse dossiê também é técnico e demora um tempo para ser realizado.

 

O Monte das Oliveiras foi fundado em maio de 1983 pelas mãos de Iglair Lopes, historiador, atuante na Igreja Católica, falecido em 2002. O espaço ecumênico de peregrinação não tem fins lucrativos e é administrado pela Associação Filantrópica Apóstolos de Cristo.

 

Foi construído em uma área de 90 mil m² para realização de eventos ecumênicos que valorizam os bons costumes, a família e a oração. Também acolhe encontros de movimentos cristãos de todo o país para finais de semana de oração e reflexão.

 

O local recebe, por ano, cerca de 10 mil pessoas. Por entre a estrutura arquitetônica de passagens da Bíblia está guardado o Monte das Oliveiras, que revela inúmeras réplicas arquitetônicas da época bíblica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias