05/07 - Considerado por muitos o melhor amigo do homem, os cães que nos tempos atuais possuem mil e uma utilidades também estão sendo utilizados para auxiliar no tratamento de saúde de pessoas hospitalizadas. Esta é a aposta do projeto “Bichoterapia” que está sendo implantado na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, através da junção de algumas propostas de trabalho e a utilização de uma equipe multidisciplinar. A iniciativa vem ao encontro com a chamada Terapia Assistida por Animais (TAA) ajuda a promover o bem-estar físico e emocional dos pacientes auxiliando no tratamento de diversas situações.
Além de oferecer ao ser humano muito do que ele aprecia e necessita seja em forma de companheirismo, amor e carinho é sabido que os pets também auxiliam no aprendizado de valores pessoais como respeito e responsabilidade e trazem muita alegria no convívio familiar e social.
Na Santa Casa de Misericórdia de Paraíso a proposta surgiu e está sendo consolidada a partir da junção de diferentes ações que foram conciliadas. Conforme divulgação do próprio hospital “tudo começou com um antigo sonho do médico Rodrigo Russo, supervisor da Clínica Médica”. A iniciativa encontrou ressonância e retorno no trabalho da médica Carina Eloi de Castro Ribeiro da Silveira que já atuava com animais e viram a oportunidade de desenvolverem juntos um novo projeto.
A equipe foi buscar apoio junto ao projeto Cão Carinho, administrado pela também médica Maria Auxiliadora Martins, do Hospital de Clínicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Universidade de São Paulo. Com a parceria pôde-se aprender e trouxe a metodologia para a Santa Casa em Paraíso. Apesar do começo tímido, a proposta rapidamente foi tomando uma proporção imensa devido ao enorme carinho dedicado aos cães terapeutas.
Mín. 19° Máx. 23°