09/08 - O constante número de raiva animal deixa a região do Sudoeste de Minas em alerta. A Coordenadoria Regional do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) em Passos registrou duas mortes de bovinos pela doença e uma suspeita na região nos primeiros seis dias deste mês de agosto. Os casos de óbitos foram detectados em duas propriedades em Fortaleza de Minas e a suspeita ocorreu em Piumhi.
Material para exame foi coletado e enviado para análise no Laboratório de Saúde Animal do IMA em Belo Horizonte.
Para a coordenadoria do instituto em Passos, os três registros não caracterizam um surto de raiva animal.
A doença é transmitida por morcegos hematófagos infectados que mordem os animais e o vírus, considerado um dos mais letais do mundo, entra na corrente sanguínea e chega ao sistema nervoso.
Em Muzambinho, subiu para seis o número de casos positivos de raiva em animais bovinos. Os resultados de mais um animal contaminado foi confirmado na quinta-feira (04/08) pelo IMA. Uma bezerra também possui sintomas da doença na cidade. O animal é de outra fazenda em Muzambinho.
Diante de confirmação de casos de raiva bovina na região, com registros em Muzambinho, Fortaleza de Minas e uma suspeita em Piumhi, a Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Passos informa que a pasta está alinhada com os órgãos competentes que fazem estudos e análises de casos de raiva animal para acompanhamento.
Mín. 19° Máx. 23°